Petrobras muda divulgação de preço de combustíveis

Por Leandro Tavares

São Paulo – A Petrobras passa a divulgar os valores do preço do diesel e da gasolina em todos os seus pontos de venda e não mais na média como fazia antes. Agora cada refinaria terá seu valor divulgado de forma individual.

Petrobras
Plataforma P-51 (Divulgação/Petrobras)

O preço médio da gasolina A, por exemplo, de acordo com dados anteriores, estão sendo negociados a R$ 1,9354 por litro. O valor médio não muda desde o dia 5 de abril. O litro do diesel A, por sua vez, era comercializado na média por R$ 2,2470.

De acordo com a estatal, os valores divulgados consideram os preços à vista, sem encargos e sem tributos, praticados nas modalidades de venda padrão nos diversos locais de entrega.

A Petrobras leva em consideração para a política de preços da gasolina e do diesel vendidos nas distribuidoras o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo.

Segundo a estatal, a paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos (como volatilidade do câmbio e dos preços).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com