Países da zona do euro estão preparados para Brexit sem acordo, mas querem evitá-lo

Mário Centeno, presidente do Eurogrupo. Foto: Divulgação/ União Europeia

São Paulo – O presidente do Eurogrupo (que reúne os ministros de Finanças da zona do euro), Mario Centeno, disse que é importante para todos os lados evitar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo, mas o bloco está preparado para este cenário.

Na reunião de hoje, os ministros avaliaram seus preparativos para um cenário de Brexit sem acordo, “algo que todos gostariam de evitar, mas precisamos estar preparados para isso”, disse Centeno. Segundo ele, mas detalhes sobre a questão serão discutidos pelo Conselho Europeu no dia 10 de abril.

“Do nosso lado, estamos preparados para todos os cenários possíveis, incluindo um Brexit sem acordo. Nós adotamos as medidas de contingência necessárias e insistimos na preparação dos participantes do mercado. Os Estados membros prepararam medidas de contingências nacionais nos serviços financeiros”, disse, em coletiva de imprensa após a reunião.

Segundo Centeno, as medidas europeias e nacionais cobrem as atividades sistêmicas para evitar efeitos drásticos do Brexit, mas elas “não podem nem replicar os benefícios da permanência na UE nem compensar qualquer falta de preparação prévia”, afirmou. “Queremos evitar este cenário”, repetiu Centeno.

Ante da reunião, questionado por repórteres sobre a extensão flexível de um ano para o Brexit, que será proposta aos países da UE pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, Centeno disse que esta é uma decisão política, enquanto os ministros de Finanças estão mais preocupados com os negócios e em estar preparados para todos os cenários possíveis.

“Eu acho que é importante para todos evitar um Brexit sem acordo. Eu tenho dito há muito tempo que esta é uma mudança estrutural bastante substancial para os nossos países e precisamos estar preparados e esperançosos com um acordo”, disse ele.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com