País retira tarifas a produtos importados dos EUA

São Paulo – O governo do Canadá anunciou a retirada das taxas a produtos importados dos Estados Unidos, que haviam sido adotadas como retaliação às tarifas norte-americanas ao aço e alumínio canadenses. Washington, porém, voltou atrás e retirou as sobretaxas.

“O ministro das Finanças, Bill Morneau, anunciou que, entrando em vigor hoje, o Canadá está retirando suas contramedidas de retaliação contra os Estados Unidos”, de acordo com o Departamento de Finanças do Canadá, por meio de nota.

A decisão segue o anúncio feito pelos Estados Unidos na sexta-feira passada de que iriam acabar com as tarifas sobre aço e alumínio canadenses em dois dias. As taxas foram impostas antes das negociações bem-sucedidas que resultaram no Acordo Estados Unidos México Canadá (USMCA, na sigla em inglês), em substituição ao Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (Nafta, em inglês).

Segundo o comunicado, quando os Estados Unidos impuseram tarifas injustificadas sobre o aço e o alumínio canadenses, o governo do Canadá respondeu impondo contramedidas recíprocas dólar por dólar contra as importações de aço, alumínio e outros produtos norte-americanos, e não recuou até Washington retirar as tarifas.

“Essas ações recentes tomadas pelo Canadá e pelos Estados Unidos permitirão que nossas economias intimamente ligadas sejam mais competitivas em todo o mundo, criando empregos bons e bem remunerados para nossos cidadãos e melhorando nossa segurança combinada”, diz a nota.

Cristiana Euclydes

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com