Ouça o Agência CMA Podcast de 7 de junho

Para ouvir o Podcast, clique no botão logo acima. Se preferir a versão em texto, a transcrição está logo abaixo. Tem sugestões, reclamações, críticas ou elogios? Envie um e-mail para [email protected].

Olá ouvinte do Agência CMA Podcast, eu sou Gustavo Nicoletta, editor-chefe da agência, e este é o resumo da semana.

Depois de terminar o mês de maio em território positivo pela primeira vez em dez anos, o Ibovespa estacionou perto dos 97 mil pontos nos últimos dias, com investidores mantendo o otimismo em relação ao avanço da reforma da Previdência no Congresso.

Parte disso se deve à perspectiva de que até a semana que vem pode ser apresentada uma versão inicial do parecer do deputado Samuel Moreira sobre a reforma previdenciária.

Uma outra parcela de otimismo vem do compromisso público do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, de colocar a proposta em votação no plenário até a primeira quinzena de julho se houver votos suficientes para a aprovação.

Os investidores, porém, também estão atentos a outros fatores que podem prolongar a permanência da reforma da Previdência na Câmara.

Ainda há dúvidas, por exemplo, se a proposta que irá à votação incluirá Estados e municípios no esquema da nova Previdência. Governadores devem discutir este ponto na semana que vem.

O avanço da reforma também esbarra em questões próprias do processo legislativo – como o tempo que será dedicado à discussão do parecer de Moreira, estimado em três dias, somado a mais outros três dias que serão necessários para concluir a votação na comissão especial.

Há também um feriado daqui a duas semanas que encurtará o expediente na Câmara, e as festas juninas, que podem impedir a formação de quórum nas próximas semanas.

Estes fatores e o cenário externo ajudam a acrescentar um pouco de cautela nas negociações.

Lá fora, as frentes de guerra comercial lançadas pelos Estados Unidos com a China e com o México seguem em foco, principalmente porque há receios de que o conflito aprofunde a desaceleração na economia global.

Esta possibilidade foi destacada nesta semana pelo presidente do banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell, e isso foi entendido como um sinal de que os juros do país podem cair se a guerra comercial afetar o crescimento.

A decisão do Banco Central Europeu de prorrogar até 2020 o período pelo qual considera que os juros na zona do euro ficarão estáveis foi outro sinal de que há uma preocupação das autoridades econômicas mundiais com a desaceleração na atividade.

Na semana que vem, no Brasil, o mercado estará atento à eventual apresentação do parecer sobre a reforma da Previdência. Com isso, pode começar a discussão sobre o assunto na comissão especial.

Também se espera que até quarta-feira o Congresso consiga aprovar um projeto de lei que autoriza o governo a tomar empréstimos de R$ 248,9 bilhões. O texto ainda precisa passar pela Comissão Mista de Orçamento, que deve votar sobre o assunto na terça-feira.

Também está pendente a assinatura do chamado pacto entre Poderes, que supostamente incluirá um trecho reafirmando o compromisso do Executivo, do Legislativo e do Judiciário com a reforma da Previdência.

Entre os indicadores, estão previstos dados sobre as vendas no varejo, na quarta-feira, e o setor de serviços, na quinta-feira.

No exterior, o principal evento da semana deve ser concluído até segunda-feira, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidirá se aplicará de fato as tarifas de importação a produtos vindos do México. Há rumores de que a medida possa ser adiada.

Os investidores também devem monitorar os dados sobre a inflação dos Estados Unidos, na quarta-feira. Uma leitura mais fraca do que a esperada pode aumentar a pressão para um corte nos juros do país.

Outros indicadores relevantes incluem a balança comercial da China, no domingo à noite, e o anúncio da decisão de política monetária da Turquia, na quarta-feira.

Além disso, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, discursará na quarta-feira.

Com isso eu encerro o nosso boletim semanal. Boa semana, bons negócios.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com