Otan dá 5 semanas para Rússia destruir mísseis de cruzeiro

Por Carolina Gama

São Paulo – A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deu um prazo de cinco semanas para que a Rússia destrua seu sistema de mísseis de cruzeiro de curto alcance, preparado para transportar armas nucleares, ou a aliança será forçada a responder.

Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. (Foto: Divulgação/Otan)

“Pedimos à Rússia que assuma uma postura responsável, mas, infelizmente, não vimos nenhuma indicação de que pretenda fazê-lo”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em entrevista coletiva.

A declaração acontece um dia antes de uma reunião de ministros da defesa da Otan, que será comandada por Stoltenberg. Segundo ele, o encontro servirá para analisar os próximos passos da aliança no caso de a Rússia não destruir seu sistema de mísseis de cruzeiro de curto alcance.

Stoltenberg disse que a resposta da Otan seria “defensiva, medida e coordenada”, mas não resultaria no envio de mísseis nucleares terrestres. “Como a Rússia está implantando novos mísseis, devemos garantir que nossa atuação seja eficaz. Este é o trabalho da Otan”, afirmou.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com