OMC corta projeção para crescimento do comércio global em 2019

São Paulo – A Organização Mundial do Comércio (OMC) cortou sua projeção para o crescimento do comércio global este ano, para 2,6%, após a previsão anterior de alta 3,7%, refletindo os impactos da disputa comercial entre a China e os Estados Unidos. Em 2018, o comércio cresceu 3%, após projeção de alta de 3,9%, divulgada em setembro.

“O comércio mundial continuará enfrentando fatores contrários fortes em 2019 e 2020, depois de crescer mais lentamente do que o esperado em 2018, devido ao aumento das tensões comerciais e ao aumento da incerteza econômica”, diz a OMC, em comunicado. O crescimento pode se recuperar para 3% em 2020, caso haja um alívio das tensões comerciais.

Para o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, as projeções não surpreendem. “O comércio não pode desempenhar plenamente o papel de crescimento quando vemos altos níveis de incerteza. É cada vez mais urgente resolver tensões e focar em traçar um caminho positivo para o comércio global”, segundo ele.

Azevêdo afirmou que a OMC trabalha para responder aos desafios reais da economia, como a revolução tecnológica, e fortalecer o sistema de comércio. “Se esquecermos a importância fundamental do sistema de comércio baseado em regras, corremos o risco de enfraquecê-lo, o que seria um erro histórico com repercussões para empregos, crescimento e estabilidade em todo o mundo”.

Os Estados Unidos e a China continuam em Washington, nesta semana, as negociações para chegar a um acordo e acabar com a disputa comercial. Na semana passada, terminou a oitava rodada de conversas, em Pequim. Porém, muitos obstáculos permanecem, como questões relacionadas à tecnologia, a retirada de taxas pelos dois lados e a formas de garantir que o acordo seja cumprido.

Cristiana Euclydes / Agência CMA

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com