Oferta da Opep diminui em mais de meio milhão de barris puxada sauditas

Divulgação/Opep

São Paulo – A produção de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) diminuiu em 534 mil barris por dia (bpd) em março comparação com o mês passado, atingindo a média de 30,02 milhões de bpd, o menor patamar em quatro anos. Em fevereiro, a queda tinha sido menor, de 221 mil bpd.

A queda faz parte de uma iniciativa do cartel que, junto com outros dez países liderados pela Rússia, retira de 1,2 milhão de bpd do mercado com base nos níveis de produção de outubro de 2018. O acordo, em vigor pelo menos até junho, visa equilibrar a oferta e a demanda e apoiar os preços do petróleo no mercado internacional.

A maior queda registrada foi pela Arábia Saudita, de 324 mil bpd, para um total de 9,794 milhões de bpd. A Venezuela registrou a segunda maior redução, de 289 mil bpd no mês de março, para um total de 732 mil bpd. O país, junto com o Irã, é alvo de sanções norte-americanas. A oferta iranania baixou em apenas 28 mil bpd, para 2,698 milhões de bpd.

DEMANDA E OFERTA

A Opep revisou em baixa de 30 mil bpd a previsão da demanda global pela commodity neste ano, para 1,21 milhão de bpd, diante da desaceleração da economia global.

Com isso, demanda mundial total de petróleo deverá atingir 99,91 milhões de bpd neste ano e pode superar a marca de 100 milhões de bpd no segundo semestre do ano, de acordo com relatório mensal da Opep.

Já a oferta global de petróleo também foi revisada em queda, de 60 mil bpd, para uma média de 2,18 milhões de bpd, com perdas no Cazaquistão, no Brasil e no Canadá. Com isso a produção mundial deve atingir 64,54 milhões de bpd este ano.

Em 2018, a demanda global de petróleo foi revisada em baixa de 20 mil bpd
diante do enfraquecimento da procura na OCDE e na região da Ásia e do
Pacífico. Com isso, a demanda global foi estimada pela Opep em 98,70 milhões de bpd. A oferta mundial, por sua vez, foi revista em alta de 160 mil bpd, para 62 milhões de bpd graças ao Reino Unido, ao Brasil e à China.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com