OCDE mantém previsão de crescimento da China

Por Gustavo Nicoletta

Foto: Freeimages.com/ Gary Tamin

São Paulo – A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) manteve a previsão de crescimento da China em 6,2% neste ano e em 6,0% para o ano que vem, ressaltando que a economia do país continua desacelerando, em parte por causa da reestruturação em andamento, para privilegiar o setor de serviços, e também por causa das tensões no comércio global.

“O crescimento enfraqueceu gradualmente em meio às tensões comerciais e às incertezas globais. A demanda doméstica, em particular o consumo, continuou robusto graças à crescente renda disponível”, disse a OCDE em relatório.

A OCDE apontou que o comércio com o exterior perdeu força porque as antecipações de exportações – uma tentativa de fugir de tarifas mais altas impostas pelos Estados Unidos aos produtos chineses – terminou, e as importações de bens de capital diminuíram por causa do movimento gradual das empresas em direção a níveis mais altos da cadeia de valor.

Para a organização, medidas adotadas recentemente pela China – como a diminuição em tarifas de importação e um aumento do benefício fiscal a exportadores, bem como a redução nos impostos sobre a venda de produtos ao exterior, acabarão mitigando o impacto da tensão comercial.

“A redução da inflação nos preços ao produtor também fortalecerá a competitividade e as exportações mais tarde neste ano e em 2020. A inflação ao consumidor deve aumentar por causa de preços mais altos de alimentos, refletindo em parte a febre suína, mas essas pressões pontuais serão benignas”, disse a OCDE.

Os investimentos na China também estão se recuperando de forma geral após um relaxamento das regras sobre emissões de títulos de dívida e investimentos nestes papéis. “O investimento das empresas continua estável, em particular no setor de serviços. O investimento imobiliário, em contraste, segue fraco, com as novas obras em moradias despencando”, afirmou o órgão.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com