Nova reunião com Kim não deve acontecer em Singapura, diz Trump

09/10/2018 15:53:25

Por: Carolina Gama / Agência CMA

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Divulgação/Departamento de Estado dos Estados Unidos)

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que irá se encontrar pela segunda vez com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un. O local e data dessa reunião ainda estão sendo definidos pela equipe liderada pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

“Não devo me encontrar com Kim em Singapura como da outra vez. Pompeo está viajando pela Ásia para discutir possíveis locais e datas para uma nova reunião”, afirmou Trump em declarações a repórteres na Casa Branca.

Pompeo esteve ontem na China, depois de passar por Seul, onde informou o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, sobre seu encontro com Kim em Pyongyang. No entanto, segundo a imprensa internacional, a passagem do secretário norte-americano por Pequim foi atribulada, com trocas de palavras ríspidas em meio à deterioração dos laços entre Estados Unidos e China por conta de disputas comerciais.

Trump não só negou problemas na visita como também mudou de posicionamento, afirmando que o ritmo das negociações com a Coreia do Norte é satisfatório. “A visita de Pompeo à China foi positiva”, disse Trump. “Os progressos nas negociações com a Coreia do Norte são evidentes e o ritmo dessas conversações é ótimo. Minha relação com Kim é boa”, acrescentou.

O presidente norte-americano, no entanto, reforçou que sua administração manterá as sanções contra Pyongyang. “Eu adoraria retirar as sanções, mas não faremos isso até que tenhamos garantias de que a desnuclearização de Pyongyang foi alcançada”, completou.

Deixar um comentário