Noruega vai excluir investimentos em empresas de petróleo de Fundo

08/03/2019 09:43:23

Por: Carolina Pulice / Agência CMA

Noruega. Foto: Charly Diaz Azcue/Comunicacion Senado

São Paulo – O ministério das Finanças da Noruega propôs a exclusão de ações de produção e exploração de petróleo no Fundo Soberano, como uma maneira de reduzir o risco da instabilidade do preço da matéria prima na economia norueguesa.

“O governo está propondo excluir companhias classificadas como de exploração e produção do setor de energia do Fundo Global de Pensão do Governo, para reduzir o risco do preço agregado do petróleo na economia norueguesa”, afirmou o ministério em comunicado.

Para a ministra das Finanças, Siv Jensen, a ideia é reduzir a vulnerabilidade da riqueza do país com a queda dos preços do petróleo. “É mais seguro vender companhias que exploram petróleo e gás do que vender companhias de um setor de energia mais diversificado”, afirmou.

O comunicado afirma ainda que a indústria petrolífera é uma importante e grande indústria na Noruega, e que, portanto a medida ocorre por necessidade de diversificação.

O ministério também ressalta para a capacidade do governo de tomar tal risco. “O setor de energia é um grande setor, e a decisão foi tomada baseada em um conselho da Norges Bank, assim como a consulta pública”. O conselho foi dado em 2017, e desde então o governo estava analisando a proposta.

Deixar um comentário