Negociadores de EUA e China retomam aproximação

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O vice-premiê da China, Liu He, falou ao telefone ontem com o representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, disse o Ministério de Comércio chinês, em comunicado.

Foto: futureatlas.com/Flickr

As autoridades conversaram para “implementar a troca de consenso entre os dois chefes de Estado em Osaka”, segundo a nota. O ministro de Comércio da China, Zhong Shan, também participou da ligação, de acordo com o comunicado.

No final de junho, o presidente norte-americano, Donald Trump, e o presidente chinês, Liu He, se encontraram em Osaka, no Japão, na reunião do G-20 (grupo que reúne economias mais industrializadas e países emergentes), e concordaram com uma trégua tarifária e em retomar as negociações comerciais.

As conversas haviam sido interrompidas em maio, quando a rodada mais recente de negociações terminou sem acordo e com os Estados Unidos aplicando taxas de 25% a US$ 250 bilhões em bens importados da China. Trump tem pressionado Pequim a compra mais produtos agrícolas norte-americanos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com