Negociação da tabela de fretes é adequada e terá conclusão, diz Guardia

08/06/2018 16:04:36

Por: Priscilla Oliveira / Agência CMA

Brasília – A discussão sobre a nova tabela de fretes para o transporte de cargas ainda está em discussão, afirmou o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, em entrevista para o programa 90 minutos na “Rádio Bandeirantes”.

“A tabela de fretes de fato está em discussão e acho importante que seja discutida. Ela foi apresentada no momento da crise e é uma discussão complexa e agora está se chegando a conclusão de que a solução talvez não seja a melhor. Então acho que é importante discutir com o setor e tenho convicção que chegaremos a uma conclusão”, afirmou o ministro.

A iniciativa pelo governo faz parte do acordo do com os caminhoneiros para por fim à paralisação do transporte que durou 10 dias, afetando o abastecimento da população. A tabela negociada no primeiro momento foi publicada por meio de Medida Provisória (MP) e sofreu graves críticas por aumentar consideravelmente os valores dos fretes.

Ontem, o governo divulgou uma nova tabela que reduziria o preço em 20%. Porém, no fim da noite essa a tabela foi revogada. Agora o governo e o setor seguem em negociação para chegar a um acordo.

O ministro voltou a defender a necessidade de se continuar as reformas estruturais da economia, especialmente a da Previdência, para que se consiga um crescimento sustentável da economia e com isso o desemprego seja reduzido.

“O que é fundamental para o Brasil conseguir atravessar esses momentos de volatilidade é aprofundar o processo de reformas estruturais. A capacidade do Brasil de crescer e reagir está cada vez mais ancorada nas reformas. Temos absoluta necessidade da reforma da Previdência. Ela é fundamental para o país entrar em ciclo de crescimento sustentável”.

Edição: Leandro Tavares (leandro.tavares@cma.com.br)

Deixar um comentário