Mogherini diz que UE está comprometida com diálogo com Irã

Por Carolina Pulice

Chefe da diplomacia da União Europeia (UE) Federica Mogherini. Foto: European External Action Service/European Commission

São Paulo – A chefe de política externa da União Europeia (UE), Federica Mogherini, afirmou ter conversado com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, sobre a situação no Irã, e ambos concordaram que a situação é delicada, mas que a União Europeia está comprometida com o diálogo, e não com a escalada de tensões.

“Nós sempre vamos apoiar a opção de diálogo. É sempre uma boa ideia conversar do que não conversar. Especialmente quando as tensões aumentam”, afirmou durante coletiva de imprensa.

Quando questionada sobre a manutenção do acordo nuclear de 2015, Mogherini disse que há uma determinação completa de “continuar no acordo”, uma vez que o Irã continua comprometido com os requisitos do tratado.

“Nós reafirmamos que a Agência Internacional de Energia Atômica IAEA, na sigla em inglês] é o único órgão capacitado para verificar se o Irã está comprometido com seus compromissos nucleares. Até agora, a agência verificou que o país está comprometido”, afirmou.

Na semana passada, o governo iraniano anunciou a saída de partes do acordo nuclear de 2015, sob a alegação de proteção da segurança e dos interesses do país. A decisão ocorreu após o governo dos Estados Unidos ter retomado a imposição de sanções econômicas contra o país do Oriente Médio. A mais recente e dura sanção imposta foi a do fim das isenções para países compradores de petróleo iraniano.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com