Mogherini diz que países querem aderir a mecanismo de comércio com Irã

Por Carolina Pulice

São Paulo – A chefe de política externa da União Europeia (UE), Federica Mogherini, disse que um instrumento de comércio com o Irã já está em vigor, e que a União Europeia busca mais cooperação de países para diminuir as tensões geopolíticas com o país do Oriente Médio e garantir a permanência do acordo nuclear de 2015.

Em discurso em Estrasburgo, Mogherini afirmou que o INSTEX (Instrumento de Trocas Comérciais com o Irã, em tradução livre) já está em vigor e está processando suas primeiras transações. O mecanismo foi anunciado no mês passado e, de acordo com ela, mais países membros da UEE já estão se mostrando dispostos a participar dele.

“Ontem, no Conselho de Relações Exteriores, mais Estados membros declararam estar considerando a possibilidade de aderir ao INSTEX. Também estamos conversando com outros países não europeus que podem aderir”, disse.

O mecanismo é visto como uma das soluções para amenizar as tensões com o Irã. Em maio, o país do Oriente Médio anunciou sua saída de partes do acordo nuclear de 2015, e exigiu que a União Europeia tomasse medidas para amenizar o impacto das sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos.

Para Mogherini, o interesse de outros países mostra que a ideia de preservar o acordo não é somente europeia. “Muitos outros ao redor do mundo compartilham a mesma preocupação sobre a corrida armamentista na região, e em particular a corrida de armas nucleares”, disse.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com