Mnuchin e Lighthizer vão conversar com chineses ao telefone ainda hoje

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse que ele e o representante de Comércio do país, Robert Lighthizer, vão conversar ainda hoje ao telefone com negociadores chineses, e que “questões complicadas” permanecem.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin. Foto: Stephen Jaffe/ FMI

“Esta será a segunda conversa que teremos. Houve conversas no nível de equipe”, disse Mnuchin, em uma entrevista à “CNBC”. Segundo o secretário, se a ligação for boa, ele espera que reuniões presenciais aconteçam entre as delegações dos dois países.

Munchin disse ainda que a Huawei não é um obstáculo nas negociações, mas “há muitas questões complicadas”. Ontem, o “The Wall Street Journal” reportou que divergências sobre as restrições à Huawei estão gerando um impasse nas negociações comerciais.

No final de junho, o presidente norte-americano, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, concordaram com uma trégua tarifária e em retomar as negociações comerciais para chegarem a um acordo, ao se encontrarem na cidade japonesa de Osaka.

“Estamos trabalhando sob a direção do presidente Trump e do presidente Xi a partir da reunião em Osaka e veremos aonde chegaremos”, disse Mnuchin. As conversas comerciais haviam sido interrompidas em maio, quando os Estados Unidos aplicaram taxas de 25% a US$ 250 bilhões em bens importados chineses.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com