Ministros russo e saudita discutem cooperação entre Opep e aliados

Por Carolina Pulice

Divulgação/Opep

São Paulo – O ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak, discutiu com o ministro da mesma pasta da Arábia Saudita, Khalid Falih, sobre a cooperação entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, confirmou o ministério de Energia da Rússia em comunicado. As informações são da agência “Sputnik”.

O encontro aconteceu paralelamente ao Fórum Internacional de Economia de São Petersburgo.

“Durante o encontro, os ministros de energia da Rússia e da Arábia Saudita discutiram a atual cooperação sobre os acordos entre a Opep e aliados, assim como a agenda dos próximos encontros para uma comissão intergovernamental entre Rússia e Arábia Saudita”, disse o texto.

Os dois países têm debatido formas de conter a queda nos preços do petróleo e o equilíbrio do mercado da commodity. A Rússia e a Arábia Saudita lideram dois grupos que formam a chamada aliança Opep+. Eles concordaram com um pacto no final de 2018 para cortar 1,2 milhão de barris por dia (bpd) de produção de petróleo. O resultado foi um forte aumento nos preços do petróleo no início deste ano.

No entanto, a Rússia tem debatido a manutenção no corte de preços. Nesta semana, a petrolífera russa Rosneft disse que recorreria ao governo do país se a produção fosse cortada novamente.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com