Ministro do Reino Unido pede que Irã siga regras internacionais após tensões

Por Carolina Pulice

São Paulo – O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, disse que o Irã precisa “sair do escuro” e seguir as regras internacionais para encerrar as tensões geopolíticas com o país e com outros países ocidentais, especialmente no estreito de Ormuz.

“Os iranianos detiveram irregularmente um petroleiro britânico e se eles quiserem sair do escuro e ser aceitos como um membro responsável da comunidade internacional, eles têm que aderir ao sistema de regras da comunidade internacional”, disse em entrevista ao “Sky News”.

O comentário ocorre em meio à escalada de tensões entre o Irã e o Reino Unido, por conta da captura de navios petroleiros de ambos os países. No início do mês, a marinha britânica capturou um navio iraniano no estreito de Gibraltar, que levava petróleo para a Síria – ação proibida e sancionada pela Europa.

Como retaliação, a Guarda Revolucionária Iraniana capturou um navio britânico no estreito de Ormuz, afirmando que o navio não seguia as regras internacionais. Com isso, o governo britânico anunciou novas ações e passou a enviar navios de guerra para acompanhar todas as embarcações de bandeira britânica pelo estreito. A ação é vista como uma mudança de posicionamento político britânico e como um aumento das tensões entre os países.

“Vamos chamá-los – com todo o vigor que tivermos – para garantir que o navio e a tripulação sejam liberados”, completou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com