Ministro britânico renuncia a cargo dias antes de escolha de novo premiê

Por Carolina Pulice

São Paulo – O ministro de Estado para a Europa e as Américas pelo Reino Unido, Alan Duncan, renunciou ao cargo, sob a justificativa de que não quer participar do novo governo do país.

“Eu escrevo para renunciar em antecipação à mudança na quarta-feira. Estou fazendo isso com alguns dias de antecedência para ter liberdade de expressar minha opinião antes do término de seu governo”, disse em sua carta de renúncia.

Duncan disse ainda que lamenta que o Reino Unido – que poderia ter se tornado uma força política e intelectual dominante na Europa – esteja gastando “todos os seus dias trabalhando sobre a sombra do Brexit [processo de separação da União Europeia]”.

Duncan faz parte de um grupo de ministros que renunciaram a seus cargos antes da escolha pelo partido Conservador de um novo primeiro-ministro do Reino Unido. Na semana passada, a ministra da Cultura, Margot James, também anunciou sua saída do governo, e no domingo, o ministro das finanças, Philip Hammond, disse que preferia deixar o cargo do que ser da equipe de Boris Johnson, candidato favorito para assumir o poder do Reino Unido.

Johnson disputa com o Secretário de Estado para Assuntos Estrangeiros, Jeremy Hunt, o cargo de líder do partido Conservador e de primeiro-ministro britânico. O parlamentar e ex-prefeito de Londres é criticado por membros do atual governo por considerar uma saída do bloco europeu sem um acordo.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com