Ministro alemão diz para premiê britânico se acalmar e dialogar por Brexit

Por Carolina Pulice

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Foto: Divulgação/ Boris Johnson

São Paulo – O ministro de Estado para a Europa da Alemanha, Michael Roth, disse que o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, deve se acalmar para voltar a negociar o Brexit com a União Europeia.

“Minha mensagem para o novo primeiro-ministro britânico é clara: Boris, a campanha acabou. Se acalme” disse Roth em entrevista ao canal alemão ZDF.

Roth disse ainda que “provocações não ajudam” no diálogo, e que é preciso conversar. Roth, no entanto, voltou a dizer que o acordo para o Brexit, negociado entre a ex-primeira-ministra, Theresa May, e a União Europeia, não será renegociado. “O acordo de divórcio não será negociado novamente”, afirmou.

Roth não foi o único líder europeu a fazer tal afirmação. Ontem, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse em telefonema ao primeiro-ministro britânico que o acordo não seria renegociado, segundo fontes relataram.

Johnson assumiu o cargo nesta semana, e prometeu entregar o Brexit “com ou sem acordo”. O Reino Unido tem até o dia 31 de outubro para sair do bloco europeu.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com