México respeita EUA, mas também direito de asilo de imigrantes, diz López Obrador

muro
Bandeiras dos Estados Unidos e do México na Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos, em McAllen, no Texas. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O México respeitará os Estados Unidos e, ao menos tempo, o direito de asilo dos imigrantes, disse o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, em coletiva de imprensa.

“Nesta situação que agora estamos passando, vamos ser muito respeitosos – eu disse e repito – ao governo dos Estados Unidos, ao presidente Donald Trump, mais do que qualquer coisa ao povo norte-americano, mas ao mesmo tempo vamos respeitar os direitos humanos dos imigrantes”, disse o presidente.

“Como você vai manter esse equilíbrio? Pois isso tem a ver com o nobre ofício da política”, disse ele, acrescentando que por meio do diálogo é possível evitar o confronto.

Na semana passada, os Estados Unidos e o México chegaram a um acordo sobre imigração, que evitou a aplicação de taxas norte-americanas a todos os produtos mexicanos importados. Sob o acordo, o México concordou em aumentar esforços para reduzir a imigração ilegal aos Estados Unidos, incluindo o incluindo o envio da Guarda Nacional para as zonas de fronteira.

Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que se o México não reduzir o número de imigrantes ilegais, conforme acordado, seu governo adotará uma postura muito mais dura em uma nova fase nessa relação.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com