México está reduzindo imigração ilegal por causa de tarifas, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou os esforços do México para reduzir o número de imigrantes ilegais que cruzam a fronteira entre os dois países, e disse que isso está sendo feito devido à aplicação de tarifas a bens mexicanos.

“O México tem feito um excelente trabalho até agora”, disse Trump a repórteres, do lado de fora da Casa Branca. Segundo ele, os números sobre a imigração ilegal em junho vieram melhores, mostrando queda. “E vão cair ainda mais”, reiterou Trump.

“O México fez isso pelas tarifas, mas tem feito um bom trabalho”, disse o presidente. Ele havia ameaçado aplicar taxas a bens importados mexicanos caso o país não aumentasse seus esforços para combater a imigração ilegal que entra em território norte-americano, mas os dois países chegaram a um acordo há pouco mais de um mês.

Trump afirmou ainda que 21 mil soldados mexicanos estão na fronteira Sul dos Estados Unidos, o que faz parte do acordo. “Temos isso sobre controle”, disse. “Mas os democratas tem que ajudar a corrigir a imigração”.

Mais cedo, Trump havia dito no Twiiter que as tarifas são uma ótima ferramenta de negociação e que estava feliz com o acordo assinado com o México, mas que os Estados Unidos perderam 30% dos negócios com automóveis para o México. “Se as tarifas fossem impostas em um nível maior, as companhias voltariam, e logo”, disse.