México está pagando por muro na fronteira indiretamente, diz Trump

10/01/2019 15:12:42

Por: Carolina Gama / Agência CMA

Cerca na fronteira entre México e Estados Unidos (U.S. Army photo by Sgt. 1st Class Gordon Hyde)

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que o México está pagando pela construção de um muro na fronteira sul com os Estado Unidos via acordo comercial e negou que tenha afirmando que os mexicanos “assinariam um cheque” para financiar a obra.

“O México está pagando pelo muro indiretamente, via USMCA”, afirmou Trump em breves declarações a repórteres antes de partir para o Texas. O Acordo Estados Unidos México Canadá (USMCA, na sigla em inglês) substituiu o Nafta no fim do ano passado, mas ainda precisa ser aprovado pelo Congresso.

“Eu posso até ter afirmando, durante a campanha, que o México pagaria pelo muro, mas nunca afirmei que o México assinaria um cheque pela obra”, acrescentou.

Questionado sobre a ameaça de declarar emergência nacional para conseguir construir o muro sem passar pelo Congresso, Trump voltou a dizer que tem o direito de fazê-lo, mas ainda não decidiu sobre o assunto. “Ainda não estou preparado para declarar emergência nacional, mas se for preciso, é o que farei”, disse.

O governo de Trump completa hoje 20 dias de atividades parcialmente paralisadas for falta de autorização do Congresso para gastos. O financiamento do muro é a questão central que emperra a liberação do orçamento. Ontem,
Trump abandonou uma reunião com a presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, e com o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, afirmando que o encontro era uma perda de tempo.

Deixar um comentário