México convoca Guatemala, Honduras e El Salvador a conter imigração

Por Federico Frau Barros

Buenos Aires – O governo mexicano pediu à Guatemala, Honduras e El Salvador que trabalhem juntos para encontrar uma solução para o problema da imigração irregular para os Estados Unidos.

Cerca na fronteira entre México e Estados Unidos. Foto: U.S. Army photo by Sgt. 1st Class Gordon Hyde

“Ontem houve comunicação com os três países: Guatemala, Honduras, El Salvador. A mesa de trabalho com os três países foi montada e, claro, vamos trabalhar com eles sobre as questões de imigração adequadas e com o que tem a ver com a ação imediata do Plano de Desenvolvimento Integral para a América Central “, disse o secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, em uma conferência hoje de manhã junto com o presidente Andrés Manuel López Obrador.

O presidente mexicano afirmou que o acerto com os Estados Unidos “foi um bom acordo para o México. A possibilidade de uma crise econômica e financeira foi evitada e é assim que os empresários e as pessoas estão percebendo [o acordo] e isso está sendo demonstrado por dados sobre o comportamento do peso e sobre os compromissos de investimento no país “.

Lopez Obrador também disse que diariamente tratará da questão com Ebrard e deixou claro que eles estão trabalhando para mostrar que “podem abordar a imigração se houver desenvolvimento e emprego e que bem estar, paz e tranquilidade são frutos da justiça “.

Tradução: Carolina Gama