May rejeita novo plebiscito para Brexit mesmo sem acordo com UE

05/09/2018 14:56:21

Por: Carolina Gama / Agência CMA

Theresa May, primeira-ministra britânica (Divulgação/Conselho da União Europeia)

São Paulo – A primeira-ministra britânica, Theresa May, rejeitou a possibilidade de realizar um segundo plebiscito sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) – processo batizado de Brexit – mesmo diante da perspectiva de que a separação aconteça sem um acordo.

“Não teremos um segundo plebiscito sobre isso. Prefiro deixar a UE sem acordo, o que não é o fim do mundo”, disse May em uma audiência do parlamento britânico.

Ela afirmou que prefere uma saída com acordo, mas defendeu que seu governo esteja preparado para qualquer eventualidade, incluindo uma separação dura da UE, o chamado ‘hard Brexit’.

“Temos que estar preparados para todos os cenários, afinal, não chegamos a um acordo ainda. A UE está fazendo o mesmo”, disse. “Esperamos um bom acordo e que possamos manter uma boa relação com a UE. É nisso que acreditamos”, acrescentou.

A saída do Reino Unido da União Europeia está prevista para março de 2019, com um período de transição até dezembro de 2020. No entanto, as chances de um acordo são reduzidas diante da falta de consenso sobre temas como uma fronteira na Irlanda do Norte e o futuro comercial entre britânicos e europeus.

Edição: Pâmela Reis (pamela.reis@cma.com.br)

Deixar um comentário