Maia diz ser contra facilitar reeleição de presidente da Câmara

Por Gustavo Nicoletta

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, coordena reunião de líderes partidários. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

São Paulo – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ser contrário a iniciativas para permitir que um deputado seja eleito presidente da Casa mais de uma vez no mesmo mandato. “Eu sou radicalmente contra, acho que a alternância do poder é fundamental”, disse ele, na primeira edição de um podcast publicado em sua conta no Twitter.

Este é o terceiro mandato seguido de Maia como presidente da Câmara. O primeiro começou em 2016, e durou pouco mais de seis meses – um “mandato-tampão” após a renúncia do então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

O segundo mandato veio em 2017. Ele conseguiu permanecer no posto, mesmo sem haver troca do mandato, alegando que a barreira legal a sua reeleição não se aplicava neste caso porque ele vinha exercendo o cargo de presidente da Câmara praticamente como um interino.

Neste ano, Maia foi eleito novamente presidente da Câmara, mas desta vez a reeleição não esbarrou em nenhuma barreira jurídica, visto que ele foi reeleito deputado para um novo mandato.

“Eu sou presidente há três mandatos. Meu ciclo se encerra no primeiro dia de fevereiro de 2021. É um ciclo importante, cumpri meu papel. Agora é hora de outro parlamentar cumprir ciclo”, disse ele, no podcast.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com