Lucro do Facebook despenca no 2T19 após multa sobre privacidade

Por Carolina Gama

São Paulo – O Facebook reportou lucro líquido de US$ 2,616 bilhões no segundo trimestre de 2019, o que representa uma queda de 48,77% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, a receita somou US$ 16,886 bilhões, um aumento de 27,62%.

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O lucro menor reflete o pagamento de uma multa de US$ 5 bilhões à Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) pelo não cumprimento de um acerto feito com a própria entidade em 2012. Na ocasião, o Facebook foi acusado de violação de privacidade dos usuários.

Além dos US$ 5 bilhões em multa, o lucro menor entre abril e junho deste ano tem o impacto de despesas legais no valor de US$ 2 bilhões.

“Em particular, concordamos em implementar uma expansão abrangente de nosso programa de privacidade, incluindo supervisão substancial do gerenciamento e do conselho de administração, requisitos operacionais rigorosos e obrigações de relatórios, e um processo para certificar regularmente a nossa conformidade com o programa de privacidade à FTC”, diz o Facebook em nota.

Em relação ao número de usuários, os ativos diários somaram 1,59 bilhões, um aumento de 8% em base anual, enquanto os ativos mensais totalizaram 2,41 bilhões, o que também representa um avanço de 8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A receita com publicidade móvel do Facebook correspondeu a 94% do total da receita com publicidade do grupo, um aumento com relação aos 91% do mesmo período de 2018.

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