Lighthizer quer abrir caminho para retomada de diálogo com China

Por Carolina Gama

São Paulo – O representante dos Estados Unidos para o Comércio, Robert Lighthizer, está se preparando para ligar para negociadores chineses e abrir caminho para a retomada do diálogo para um acordo comercial mais amplo entre as duas maiores economias do mundo.

O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o vice-premiê da China, Liu He, em negociações comerciais. Foto: Divulgação/Casa Branca

O telefonema acontece em um momento no qual o presidente norte americano, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, preparam-se para se encontrar paralelamente à cúpula do G-20 (grupo que reúne economias mais industrializadas e países emergentes), que será realizada na próxima semana, no Japão.

“Os chineses são bons negociadores e estamos dispostos a estabelecer um novo contato”, disse Lighthizer no segundo dia de depoimentos ao Congresso norte-americano.

Ele, no entanto, não confirmou o encontro entre Trump e Xi e também não disse se os chineses estão dispostos a voltar a negociar depois que o governo norte-americano elevou tarifas a bilhões em importados fabricados por Pequim.

“Neste momento, não sei dizer se as negociações serão retomadas”,
acrescentou Lighthizer.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com