Líderes europeus se encontram com presidente chinês

Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, Presidente chinês, Xi Jinping, presidente francês, Emmanuel Macron e chanceler alemã, Angela Merkel. Foto: Etienne Ansotte

São Paulo – Líderes europeus se encontraram com o presidente da China, Xi Jinping, e afirmaram a necessidade de firmar acordos multilaterais em um momento de desestabilização no mundo.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que “a China e a Europa podem e vão fazer grandes coisas juntas”. “Nós somos parceiros estratégicos, e temos ambições comuns”, afirmou.

Já o presidente francês, Emmanuel Macron, pontuou que o grupo europeu possuía quatro pontos de convergência com a China: segurança internacional, mudanças climáticas, mercado mais equilibrado e o reforço do diálogo. “Ninguém é ingênuo, mas nós respeitamos a China e entendemos naturalmente que o país respeita a unidade da União Europeia como os valores que representamos”, afirmou pelo Twitter.

Para o presidente chinês, é necessário estabelecer uma abordagem igualitária para solucionar o déficit de governança no mundo. “O mundo de
hoje conhece uma mudança inédita. A paz e o desenvolvimento continuam sendo os temas de nossa época, e ao mesmo tempo, o mundo é confrontado com a desestabilização e de desafios para a humanidade”, disse.

A chanceler alemã, Angela Merkel afirmou que o multilateralismo começa com uma boa relação bilateral. “Vivemos em um mundo que evolui rapidamente, e por isso precisamos ver um novo equilíbrio”, afirmou.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com