Intenção de investimento da indústria cai a 105,1 pts no 3T17, diz FGV

13/09/2017 09:57:21

Por: Flavya Pereira / Agência CMA

São Paulo – O indicador que mede a intenção de investimentos da indústria caiu 2,8 pontos, aos 105,1 pontos, no terceiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Fundação Getulio Vargas.

“O arrefecimento da tendência da alta do Indicador de Intenção de Investimentos retrata bem a dificuldade de se acelerar investimentos em um ambiente de elevadas ociosidade e incerteza. O setor industrial coloca-se em compasso de espera por notícias que aumentem o grau de certeza quanto ao rumo da economia no horizonte de dois a três anos”, declara o superintendente de estatísticas públicas da FGV, Aloisio Campelo Jr.

A proporção de empresas prevendo investir mais nos próximos 12 meses superou a das que projetam investir menos pelo segundo trimestre consecutivo. Entre o segundo e o terceiro trimestres, a intenção das empresas que preveem investir mais caiu de 25,6% para 21,1%. Já as empresas que preveem investir menos recuou de 17,7% para 16,0%.

A indústria também foi avaliada quanto ao grau de certeza em relação à execução do plano de investimentos nos 12 meses seguintes. As empresas que estão certas em relação à execução do plano de investimentos superaram a de empresas incertas pelo terceiro trimestre consecutivo e atingiu, 28,2% e 27,3%, respectivamente.

A sondagem de investimentos do período coletou informações de 723 empresas entre os dias 3 de julho e 31 de agosto.

Edição: Eliane Leite (e.leite@cma.com.br)

Deixar um comentário