Índia está preparada para fim de isenções ao petróleo iraniano

Por Carolina Pulice

São Paulo – O governo da Índia afirmou que possui um plano para garantir o suprimento de petróleo no país, após o governo dos Estados Unidos anunciar o fim das isenções sobre os importadores da commodity iraniana.

Barris de petróleo. (Ian Burt/Flickr)

“O governo da Índia colocou um plano robusto para garantir que haja oferta adequada de petróleo nas refinarias a partir de maio de 2019”, afirmou em comunicado o ministério de Petróleo e Gás Natural do país.

“Vai haver suprimento adicional de outros importantes países produtores, de diferentes partes do mundo. As refinarias indianas estão completamente preparadas e sem nenhum problema para resolver a demanda nacional por petróleo, diesel e produtos refinados no país”, completou.

A Índia, junto com a China, é a maior consumidora de petróleo do Irã. Por isso, o fim da isenção e a retomada das sanções norte-americanas sobre o país do Oriente Médio poderiam prejudicar o consumo indiano.

Mais cedo, o ministério das Relações Exteriores da China também se manifestou, afirmando que a medida pode causar maior volatilidade no mercado internacional de energia.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com