Ibovespa cai mais de 1% com cautela antes do julgamento de Lula

23/01/2018 19:47:21

Por: Camila de Lira / Agência CMA

São Paulo, 23 de janeiro de 2018 – O Ibovespa caiu 1,22%, a 80.678,34 pontos, com investidores mais cautelosos na véspera do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF-4). A queda de quase 4% do preço do minério de ferro no mercado à vista da China também pesou, ao provocar declínio de 4,17% nas ações da Vale (VALE3).

“O mercado entrou em compasso de espera, a cautela ganhou força”, comentou o analista da Magliano Corretora, Pedro Galdi. Segundo ele, os investidores esperam que Lula seja condenado pelos três desembargadores do TRF-4. “Qualquer coisa diferente disso pode trazer mais estresse para o mercado”, disse o analista.

A condenação do ex-presidente em segunda instância pode afetar a participação de Lula na eleição deste ano, aumentando as chances de cassação do registro de candidatura dele para a corrida presidencial.

O sócio da DNAinvest, Leonardo Ramos, explica que “o que é favorável para o mercado é desfavorável para o Lula”. Ramos diz que há incerteza de como será o julgamento e quais passos a defesa do ex-presidente pode tomar a partir dele. “Se tiver pedido de vista [por parte da defesa] o mercado pode estressar de vez”, disse Ramos.

Para Ramos, no entanto, a força da queda do Ibovespa veio do minério de ferro, que levou a Vale para baixo. Tanto Ramos quanto Galdi não esperam que o índice caia tanto amanhã quanto hoje, mas não projetam que haja alta.

“Amanhã vai chegar num ponto de que ninguém vai tomar decisão, nem de sair vendendo tudo, nem de sair comprando tudo, sem ter o resultado do julgamento”, disse Ramos.

Edição: Gustavo Nicoletta (g.nicoletta@cma.com.br)

 

Deixar um comentário