Telefônica Brasil

Foto: Divulgação/Telefônica Brasil

A Telefônica Brasil, que opera no país com a marca Vivo, é a empresa de telecomunicações líder do mercado brasileiro, com 74 milhões de clientes no segmento de telefonia móvel e 97,2 milhões de clientes no segmento fixo. Atualmente, conecta cerca de 100 milhões de acessos à internet e telefonia móvel e fixa, além de oferecer TV por assinatura.

A companhia, que pertence à espanhola Telefónica, iniciou as operações no Brasil em 1998, com aquisição da Telesp – companhia estatal de telecomunicações do Sistema Telebrás – após a sua privatização. Em 2010, a Telefónica adquiriu as ações da Vivo, que pertenciam à Portugal Telecom e, em 2012, passou a utilizar Vivo como marca comercial em todo o País. No mesmo ano, incorporou a TVA, de TV por assinatura.

Já em 2015, reforçou a sua oferta de rede fixa fora do Estado de São Paulo ao comprar a GVT. Para aumentar a eficiência e digitalização da empresa, fez a última aquisição em julho de 2017, integrando o Terra Brasil à Telefônica Data, subsidiária integral da Telefônica Brasil.

Em 2016, a companhia registrou receita líquida de R$ 42,5 bilhões, representando 21,3% da receita da Telefónica. No final de 2016, a companhia anunciou um novo presidente, com o brasileiro Eduardo Navarro assumindo o cargo após a saída do israelense Amos Genish.

Indicadores Financeiros e Operacionais