Petrobras

(Foto: Divulgação Petrobras)

A Petrobras é uma empresa petrolífera de capital misto controlada pelo governo brasileiro. Em 2016, a produção média da companhia no país foi de 2,144 milhões de barris de petróleo equivalente por dia, o que corresponde a cerca de 85% de toda a produção brasileira da commodity.

Em 31 de dezembro de 2016, a Petrobras possuía reservas provadas e desenvolvidas de petróleo gás equivalentes a 5,097 bilhões de barris de óleo equivalente no Brasil. O volume de reservas provadas e ainda não desenvolvidas era de 4,372 bilhões de barris.

A Petrobras também possui operações de refino de petróleo equivalente a 2,176 milhões de barris por dia, e em 2016 refinou 1,819 milhões de barris diariamente. A empresa também atua na área de petroquímicos e gás natural.

Fora o Brasil, a empresa opera em nove países, entre eles os Estados Unidos, onde a Petrobras possui uma refinaria, e na Nigéria.

Nos últimos três anos, autoridades brasileiras revelaram que a Petrobras foi alvo de um grande esquema de corrupção, com construtoras que prestavam serviços à companhia subornando dirigentes da empresa em troca de contratos superfaturados. Parte do dinheiro ilícito também era direcionado a políticos.

Indicadores Financeiros