Fibria

Fábrica da Fibria em Três Lagoas (MS). (Foto: Divulgação/Fibria)

A Fibria é uma empresa produtora de celulose de eucalipto, produto responsável por 72% do mercado de celulose de fibra curta. A companhia possui capital aberto, com 29,42% de participação da Votorantim e 29,08% da BNDES Participações, braço de investimento direto do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.

Até o final de 2016, a companhia tinha quatro fábricas de celulose no Brasil distribuídas em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. No final deste mesmo ano, a Fibria produziu 5,021 milhões de toneladas de celulose, sendo 34% do total da produção brasileira de celulose de fibra curta.

Os principais mercados da Fibria são a Europa e a Ásia que, em 2016, foram o caminho de 69% das vendas. O mercado brasileiro foi responsável por 9% das compras de celulose no mesmo período.

A partir de maio de 2016, a Fibria começou a receber um volume adicional de celulose de fibra curta da Klabin, outra grande produtora da commodity no Brasil. O contrato firmado tem prazo de seis anos, até 2022, e abriu espaço para fornecimento de um volume mínimo de 900 mil toneladas de celulose por ano da Klabin para a Fibria.

O maior projeto de expansão da companhia – o Horizonte 2 - será completado em 2017 em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, e deve aumentar a capacidade de produção da companhia para 7 milhões de toneladas a partir de 2018.

Indicadores Financeiros e Operacionais