Guerra comercial pode afetar estabilidade financeira da zona do euro, diz BCE

Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt (Divulgação/BCE)

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A desaceleração da economia global e o aumento das tensões comerciais globais representam os principais riscos à estabilidade financeira da zona do euro, de acordo com o Banco Central Europeu (BCE), em relatório.

“A incerteza sobre as perspectivas de crescimento econômico global contribuiu para surtos de alta volatilidade nos mercados financeiros. Um crescimento mais fraco do que o esperado e uma possível escalada das tensões comerciais podem desencadear novas quedas nos preços dos ativos”, diz o BCE.

“Se os riscos para as perspectivas de crescimento se materializarem, podem surgir riscos para a estabilidade financeira”, afirmou em comunicado o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos. “As perspectivas de crescimento são centrais para todos os principais riscos para a estabilidade financeira”.

Segundo o relatório do BCE, os riscos de reprecificação são mais altos nos segmentos corporativos mais arriscados. “O setor de empréstimos alavancados globais, que cresceu significativamente nos últimos anos, está suscetível a lucros corporativos mais fracos.”

Além disso, a materialização dos riscos ao crescimento econômico pode desencadear preocupações de sustentabilidade da dívida. “Além do alto nível de endividamento e dos grandes déficits fiscais, alguns países podem enfrentar riscos de rolagem se os participantes do mercado reavaliarem o risco soberano”.

Por fim, o banco reitera que a rentabilidade dos bancos deve permanecer baixa. “De modo a regressar a uma rentabilidade sustentável, os bancos da zona do euro têm de enfrentar vários desafios estruturais – como a eficiência de baixo custo e a diversificação limitada das receitas”.

Assim, “riscos persistentes para o crescimento reforçam a necessidade de fortalecer os balanços de empresas e governos altamente endividados”, de acordo com o BCE.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com