Guatemala segue EUA e inaugura embaixada em Jerusalém

16/05/2018 14:05:39

Por: Cristiana Euclydes / Agência CMA

(Foto: FreeImages.com/ Gunars Tisons)

São Paulo – A Guatemala inaugurou sua nova embaixada em Israel na cidade de Jerusalém, tornando-se o segundo país a mover sua sede diplomática de Tel Aviv. Os Estados Unidos foram o primeiro país a fazer isso, há dois dias.

Na cerimônia de inauguração, o presidente da Guatemala, Jimmy Morales, disse que o país “tomou uma decisão valente, um passo à frente a favor da união, da paz e da prosperidade”, e que trará benefícios para todos. Segundo ele, a nova embaixada reafirma os laços de amizade com o Estado de Israel.

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, também participou da cerimônia e comemorou a iniciativa do governo da Guatemala. “É um ótimo dia para Israel. É um ótimo dia para a Guatemala. Bem-vindo meu amigo presidente Jimmy Morales. A Guatemala estava conosco no começo e a Guatemala está conosco hoje”, disse ele.

Na segunda-feira, os Estados Unidos inauguraram sua nova embaixada em Jerusalém, no dia em que o Estado de Israel comemorou 70 anos de criação. Na ocasião, cerca de 60 palestinos da Faixa de Gaza foram mortos por tiros de forças israelenses, ao protestarem contra a inauguração. Os palestinos também reivindicam Jerusalém como futura capital de seu Estado.

Na semana passada, o Paraguai também confirmou que vai mudar sua embaixada em Israel para Jerusalém.

Deixar um comentário