Grupo de Lima e Grupo de Contato se reúnem para discutir Venezuela

Por Carolina Pulice

Grupo de Lima

São Paulo – O grupo de Contato para a Venezuela se reuniu com o Grupo de Lima para discutir a situação da Venezuela, e concordaram em apoiar uma transição de governo através de eleições.

“Ambos confirmaram seu compromisso de liderar eleições livres e justas”, confirmaram em comunicado. “Foi concordado também o apoio à Assembleia Nacional e a necessidade de restaurar seus poderes, assim como a liberdade dos prisioneiros”, completou.

Criado no início de fevereiro, o grupo de Contato engloba países da União Europeia e da América Latina, e tem como objetivo promover um comum entendimento, dentro de 90 dias, para uma solução pacífica e democrática para a crise venezuelana.

Os grupos ainda reforçaram seu compromisso com o fornecimento de ajuda humanitária ao país. “Há o apoio à resposta coordenada pela ONU e foi expressada a necessidade de aumentar o apoio internacional e garantir que os atores humanitários estejam disponíveis para entregar suas assistências sem restrição ou interferência política”, finaliza o texto.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com