Grécia suportará fim do programa de ajuda, diz FMI

31/07/2018 17:53:54

Por: Carolina Gama / Agência CMA

Foto: FreeImages.com/Konstantinos Dafalias

São Paulo – A Grécia está pronta para o fim do programa de empréstimos internacionais ao país, mas a sustentabilidade da dívida grega no longo prazo ainda suscita dúvidas, diz o Fundo Monetário Internacional (FMI) em relatório.

Segundo o FMI, as reformas e as medidas de alívio para o país definidas em conjunto com o Eurogrupo (que reúne os ministros das Finanças da zona do euro) ajudarão a Grécia a acessar os mercados, mas o governo grego não está livre de desafios.

“A melhora dos indicadores de dívida poderia ser prolongada apenas sob o que parece ser uma suposição muito ambiciosa sobre o crescimento econômico e a capacidade da Grécia para lidar com um superávit primário muito amplo, o que indica que pode ser difícil manter o acesso aos mercados no longo prazo sem mais alívio de dívida”, afirma o FMI.

Além disso, o Fundo indicou que o grande ajuste fiscal feito na Grécia até agora é o resultado de várias políticas hostis para o crescimento, algo que deve mudar para fortalecer uma expansão sustentável.

Para isso, o FMI recomenda que os gastos sejam estimulados e que altos impostos e despesas com aposentadoria sejam cortados, uma medida que o governo grego tenta evitar ou atrasar o máximo possível.

Edição: Gustavo Nicoletta (g.nicoletta@cma.com.br)

 

Deixar um comentário