Governo dos EUA vê chance de acordo comercial com a China

Por Carolina Gama

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que há chances de que um acordo comercial mais amplo seja fechado com a China ainda nesta semana, minimizando a possibilidade de fracasso nas negociações. Segundo ele, caso o pacto não seja firmado, os Estados Unidos têm alternativas para lidar com a situação.

Foto: futureatlas.com/Flickr

Trump não forneceu detalhes sobre as opções, mas o governo norte-americano já encaminhou os documentos para que as tarifas sobre US$ 200 bilhões em bens chineses subam de 10% para 25% a partir de amanhã.

“Não posso permitir que a China recue em compromissos já acordados com os Estados Unidos. Os chineses retiraram partes do acordo como as que regulavam a propriedade intelectual”, disse Trump a repórteres na Casa Branca.

“Não sei o que pode acontecer, mas um acordo ainda é possível nesta semana já que o vice-primeiro-ministro chinês Liu He está em Washington”, acrescentou. Ele disse que se reunirá com a delegação chinesa às 18h (de Brasília).

Questionado se ele se reuniria com Xi Jinping, Trump disse que recebeu uma carta do líder chinês. “Recebi uma linda carta do presidente Xi e provavelmente devo conversar com ele por telefone em breve”, afirmou.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com