Governo da Venezuela ordena reabertura de fronteira com Brasil

Por Carolina Pulice

São Paulo – O vice-presidente de Economia da Venezuela, Tareck El Aissami, anunciou a reabertura da fronteira com o Brasil, mais de dois meses após o governo de Nicolás Maduro ter ordenado seu fechamento.

“O presidente Maduro anunciou a reabertura da fronteira terrestre com o Brasil, a partir de hoje”, disse em um pronunciamento.

Ele também anunciou a reabertura das fronteiras marítima e aérea com a ilha de Aruba, após ter recebido “o compromisso de solidariedade e de trabalho mútuo com as autoridades da ilha”. Aruba tinha se tornado um centro de recebimento de ajuda humanitária vinda da comunidade internacional.

Tareck pediu ainda que os países fronteiriços “cessem as posições de hostilidade”, ao se colocarem contra o governo de Maduro. “Pedimos que os países cessem as posições de hostilidade, assédio, de facilitação aos grupos paramilitares para agredir nosso povo e desestabilizar as instituições democráticas”.

O governo venezuelano ordenou o fechamento da fronteira com o Brasil no fim de fevereiro, no mesmo momento em que a oposição liderada pelo autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó, tentava dar início à entrada de ajuda humanitária na Venezuela.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com