Governo britânico rebaixa projeção de alta do PIB este ano

13/03/2019 13:49:52

Por: Cristiana Euclydes / Agência CMA

Philip Hammond

Ministro das Finanças do Reino Unido, Philip Hammond. (Foto: Raul Mee)

São Paulo – O governo britânico revisou para baixo a projeção de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) do país este ano, para 1,2%, após a alta de 1,6% prevista em outubro do ano passado, refletindo as incertezas relativas ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Em seu discurso sobre o orçamento do país ao Parlamento, o ministro de Finanças britânico, Philip Hammond, disse que a projeção de avanço econômico para o ano que vem foi mantida em 1,4%. Para 2021, a previsão foi revisada para cima, de 1,4% para 1,6%, e para 2022 passou de 1,5% para 1,6%, permanecendo inalterada em 1,6% para 2023.

“A votação de ontem à noite deixou uma nuvem de incertezas sobre o país”, disse Hammond, se referindo à rejeição pelo Parlamento britânico do acordo revisado do Brexit fechado entre Londres e Bruxelas. Para ele, a principal tarefa de todos deveria ser retirar estas incertezas que pairam sobre
a economia.

Ainda assim, a economia britânica segue robusta e desafiando as expectativas, disse ele. De acordo com Hammond, as finanças públicas continuam a melhorar e o país deve cumprir suas metas fiscais. Ele alertou, porém, sobre os riscos de um Brexit sem acordo.

“O progresso na recuperação da economia do Reino Unido estará em risco se não houver uma saída suave e ordenada da UE”, disse. “Sair sem acordo significaria uma ruptura significativa a curto e médio prazo e uma economia menor, menos próspera, a longo prazo, do que se partíssemos com um acordo”.

Hammond também disse que não há uma maneira simples de lidar com as consequências de um Brexit sem acordo. “Qualquer resposta fiscal e monetária teria que ser cuidadosamente calibrada”, para não causar inflação, afirmou. Por fim, ele disse que os deputados têm uma escolha na votação de hoje, de
remover a ameaça de uma saída sem acordo.

Deixar um comentário