FMI inicia processo de escolha de substituto de Lagarde

Por Carolina Gama

São Paulo – O Fundo Monetário Internacional (FMI) deu início ao processo de escolha do substituto de seu novo chefe depois que Christine Lagarde apresentou sua renúncia na semana passada como diretora gerente do órgão.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. (Foto: Divulgação/FMI)

“O Conselho Executivo anuncia hoje que adotou um processo aberto, baseado em mérito e transparente para a seleção do próximo diretor gerente, similar ao usado nas rodadas recentes. Ressaltamos a importância que atribui ao candidato bem-sucedido, tendo a posição global necessária para liderar o Fundo, que está no centro do sistema financeiro global”, diz o FMI em nota.

Lagarde se afastou do comando do FMI no início do mês para concorrer à presidência do Banco Central Europeu (BCE) em substituição a Mario Draghi, cujo mandato acaba em outubro.

A renúncia de Lagarde tem efeito a partir de 12 de setembro deste ano. Até lá, David Lipton – vice do Fundo – segue como diretor gerente interino.

CORRIDA AO FMI

O processo de escolha do substituto de Lagarde deve ser concluído em 4 de outubro. A corrida à chefia do FMI tem vários candidatos potenciais vindos da Europa – como Mario Centeno, atual presidente do Eurogrupo; Mark Carney, presidente do Banco de Inglaterra; Nadia Calvino, ministra da Economia de Espanha; Jeroem Dijsselbloem, o holandês que antecedeu na chefia do Eurogrupo, e Kristialina Georgieva, búlgara que comanda o Banco Mundial.

Fora da Europa, que tradicionalmente ocupa o posto, aparecem Agustín Carstens, ex-governador do Banco do México; Raghuram Rajan, ex presidente do banco central da Indica, e Tharman Shanmugratnam, ministro do governo de Singapura.

“O Conselho Executivo se reunirá com os candidatos pré-selecionados – ou todos os candidatos, se houver menos de quatro – em Washington. Depois disso, discutirá os pontos fortes de cada um e fazer uma seleção”, diz o FMI em nota.

Embora a diretoria executiva possa selecionar um diretor gerente por maioria dos votos, o objetivo, segundo o Fundo, é selecionar um novo chefe por consenso.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com