Fluxo de veículos nas estradas pedagiadas cai 2,7% em outubro

09/11/2018 16:38:48

Por: Leandro Tavares / Agência CMA ([email protected])

Carros

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

São Paulo – O fluxo de veículos nas estradas pedagiadas concedidas à iniciativa privada caiu 2,7% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) em parceria com a Tendências Consultorias. Na mesma base de comparação, a redução de veículos leves representou 4,3%, enquanto de pesados teve alta de 1,8%.

Na comparação com o mês de setembro, com dados dessazonalizados, o índice total registrou leve queda de 0,7%. No período, o tráfego de veículos leves caiu 1,1% e o de pesados subiu 0,3%. Nos últimos 12 meses, houve baixa de 1,0% no fluxo total, sendo que os veículos leves tiveram queda de 1,9% e os de pesados elevação de 1,3%.

No acumulado do ano, até o mês passado, o fluxo total tem variação negativa de 1,9%. Também nessa métrica, o fluxo de veículos leves acumula contração de 2,8% e o fluxo de pesados registra variação positiva 0,8%.

“A redução do fluxo total foi ditada pela queda do fluxo de leves em outubro, considerando a série livre dos efeitos sazonais. A retração do fluxo de leves no mês interrompe o crescimento dos últimos quatro levantamentos, período em que se observou uma redução das perdas ocorrida com a greve dos caminhoneiros”, explica o analista da Tendências Consultoria, Thiago Xavier.

Segundo ele, o quadro de baixo dinamismo dos veículos leves converge com as dificuldades financeiras ainda apontadas pelas famílias em meses recentes.

Deixar um comentário