Fitch afirma rating do Canadá em AAA com perspectiva estável

Por Carolina Gama

São Paulo – A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou a nota de crédito do Canadá em ‘AAA’, com perspectiva estável, indicando que a solidez estrutural do país se equilibra com o alto nível de endividamento do governo.

canada bandeira
Foto: Rob Blissett / FreeImages.com

A Fitch diz ainda que a classificação canadense se apoia em uma economia avançada, diversificada e de renda elevada. “A estabilidade política do Canadá e a força institucional e de governança também fornecem suporte ao país, que apresenta um crescimento econômico sólido e uma inflação baixa”, afirma a Fitch em nota.

O desempenho macroeconômico do Canadá é robusto, mas a agência ressalta que o crescimento médio anual estimado para o Produto Interno Bruto (PIB) de 1,6% para o período de 2015 a 2019 está abaixo da mediana ‘AAA’ de 2,2%.

“A economia do Canadá expandiu em um ritmo mais lento de 1,9% em 2018 em comparação a 3,0% em 2017, refletindo os obstáculos externos decorrentes do menor crescimento global e da incerteza quanto à política comercial dos Estados Unidos, bem como os cortes na produção doméstica de petróleo que prejudicaram as exportações de bens e investimentos em energia”, diz a Fitch.

A agência espera que a economia canadense cresça de 1,3% este ano para perto de sua taxa potencial de 1,7% durante o período de 2020 a 2021, impulsionada pelo aumento do investimento fora do setor de petrolífero e consumo doméstico – sustentado pelo mercado de trabalho aquecido.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com