Fitch afirma rating de Portugal em BBB e revisa perspectiva para positiva

Por Carolina Pulice

São Paulo – A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou a nota de crédito De Portugal em ‘BBB’, e revisou a perspectiva de estável para positiva, indicando que a nota do país está apoiada na queda do débito no Produto Interno Bruto (PIB), e na consolidação fiscal que sustenta a queda na dívida do governo.

“A Fitch espera que a dívida pública permaneça firme na trajetória de queda”, afirmou a agência em comunicado.

De acordo com a agência, a melhora do país foi motivada por um crescimento forte na receita, menores gastos com juros, com a subutilização das despesas de capital e com a ausência de custos relacionados à recapitalização.

“Os riscos para as projeções da Ficth estão equilibradas, e a trajetória da dívida está robusta para a maior parte dos conflitos. Para 2019 e 2020, os próximos resgates de dívidas deverão atingir 8,2% e 5,5% do PIB, respectivamente, com base nos dados do final de março de 2019”, afirmou a agência.

No cenário político, a Fitch relembra que Portugal terá eleições parlamentares no início de outubro, e que o rating do país é apoiado pela zona do euro e pelas forças institucionais mais fortes do que outros pares com nota BBB.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com