Fitch afirma rating da Arábia Saudita em A+ com perspectiva estável

Por Carolina Pulice

Arábia Saudita. Foto: Maher Najm

São Paulo – A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou a nota de crédito da Arábia Saudita em ‘A+’, com perspectiva estável, indicando que a nota do país está apoiada em um forte equilíbrio fiscal e externo, incluindo reservas internacionais elevadas, baixa dívida do governo e ativos públicos consideráveis.

Segundo a Fitch, as forças do país ainda se confronta com a dependência por petróleo, fracos indicadores do Banco Mundial e altos riscos geopolíticos.

Além disso, a queda nos preços do petróleo e a perda de política fiscal podem criar desafios para a consolidação do objetivo do governo de equilibrar seu orçamento para 2023.

Ainda de acordo com a agência de classificação, o Produto Interno Bruto do país pode ficar abaixo da mediana “A”, em cerca de 4%. “A economia expandiu 2,2% em 2018 após uma contração de 0,7% em 2017 (refletindo a queda na produção de petróleo e a política de aperto fiscal)”, apontou o relatório. “Um desempenho mais forte em 2018 foi guiado por uma recuperação do setor petrolífero”.

A Fitch também apontou que o aumento na receita não-petrolífera refletiu melhoras estruturais, como a introdução do imposto sobre valor agregado (vat, na sigla em inglês) e altas nos preços domésticos sobre o petróleo e sobre tarifas de energia. “Mas muito do aumento nos gastos reflete as considerações sociais (como pensão adicional para funcionários do governo) e pode se provar difícil para retroceder”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com