Fiat Chrysler vai mudar produção de caminhões do México para EUA

12/01/2018 10:57:59

Por: Cristiana Euclydes / Agência CMA

Divulgação/FCA

São Paulo – A Fiat Chrysler vai investir US$ 1 bilhão em sua fábrica em Warren, no estado de Michigan, a fim de realocar para lá a produção de caminhões atualmente montados no México. A empresa também anunciou o pagamento de bônus aos funcionários e disse que ambas as decisões foram possíveis graças à reforma fiscal aprovada pelo Congresso norte-americano no final do ano passado.

Segundo comunicado da empresa, a fábrica de Warren vai produzir a próxima geração de caminhões da marca Ram a partir de 2020, e serão criados 2,5 mil empregos novos. A fábrica atual dos caminhões, em Saltillo, no México, passará a produzir veículos comerciais para distribuição global. Além disso, a Fiat Chrysler pagará US$ 2 mil em bônus para cerca de 60 mil funcionários nos Estados Unidos.

A mudança da fábrica vem em linha com medidas semelhantes anunciadas por outras fabricantes de automóveis, que têm aumentado os investimentos nos Estados Unidos após críticas duras do presidente do país, Donald Trump, ao setor.

Além disso, as fabricantes estão expostas à mudança no Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (Nafta, em inglês). Estados Unidos, Canadá e México estão renegociando o acordo, em vigor há 24 anos. Uma das metas de Trump é reduzir o déficit comercial com os parceiros do país.

Edição: Pâmela Reis (pamela.reis@cma.com.br)

Deixar um comentário