Fed vai criar sistema de pagamentos para acelerar transferências

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) planeja desenvolver um novo serviço de pagamento e liquidação em tempo real, para acelerar as transferências de dinheiro pelos bancos dos Estados Unidos a seus clientes.

Prédio do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Washington. Foto: Divulgação/ Federal Reserve

Segundo o Fed, em comunicado, o novo sistema permitirá que bancos de todos os tamanhos em todas as comunidades do país forneçam pagamentos em tempo real, possibilitando a transferência quase instantânea de fundos dia e noite, nos finais de semana e em dias de semana.

O sistema atuará juntamente com os serviços prestados pelo setor privado, diz a nota. Além disso, a diretoria do Fed está aberta a comentários sobre como melhorar o funcionamento do sistema de pagamentos, e estima que o novo sistema estará disponível em 2023 ou 2024.

“Todo mundo merece a mesma capacidade de fazer e receber pagamentos de forma imediata e segura, e cada banco merece a mesma oportunidade de oferecer esse serviço à sua comunidade”, disse a diretora do Fed, Lael Brainard.

Ainda de acordo com o comunicado, a diretoria do Fed solicitou em 2018 comentários públicos sobre maneiras de acelerar os pagamentos, e mais de 90% dos 350 comentários apoiaram um novo sistema de pagamento e liquidação em tempo real.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com