Fed de Atlanta eleva projeção de alta do PIB dos EUA do 3T18 a 4,2%

10/10/2018 15:34:23

Por: Carolina Gama / Agência CMA

Foto: Oscar Murgui / FreeImages.com

São Paulo – O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta elevou de 4,1% para 4,2% a projeção de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no terceiro trimestre em termos anualizados. O cálculo do PIB é feito seguindo o modelo de previsão GDPNow, elaborado pela própria unidade.

A revisão leva em consideração a performance do índice de preços ao produtor norte-americano (PPI, na sigla em inglês) de setembro e o desempenho dos estoques no atacado de agosto. Ambos os dados elevaram a contribuição dos
investimentos em estoques no PIB do terceiro trimestre de 2,09 pontos percentuais (pp) para 2,20 pp.

O PPI subiu 0,2% em setembro na comparação com o mês anterior, após cair 0,1% em agosto ante julho, já descontados os fatores sazonais, informou mais cedo o Departamento do Trabalho. Já os estoques no atacado avançaram 1,0% em agosto ante julho, também descontados os fatores sazonais, segundo o Departamento do Comércio norte-americano.

Entre abril e junho deste ano, o PIB dos Estados Unidos cresceu 4,2% em relação aos três meses anteriores, em base anualizada, de acordo com a terceira e última leitura divulgada no final de setembro pelo Departamento de Comércio do país.

Deixar um comentário