Europa precisa fortalecer fundações da união monetária, diz relatório do FMI

Por Carolina Pulice

(Foto Parlamento Europeu/UE)

São Paulo – O Fundo Monetário Internacional (FMI) encerrou sua missão na zona do euro, e recomendou que a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu usem a “oportunidade” econômica para chegar a um consenso renovado sobre o fortalecimento das fundações da união monetária.

De acordo com relatório da instituição, a zona do euro está em uma situação desafiadora, com um crescimento que pode se fortalecer no fim do ano, mas com riscos significantes para as perspectivas. “Grandes reformas estruturais no nível nacional podem realçar a resiliência da região”. Diz o texto. “Em um evento de queda, será necessário o apoio de mais política.

Enquanto há um progresso nas reformas da zona do euro, em muitos casos há falta de consenso político”, completou.

Entre os riscos apontados pelo FMI estão a desaceleração do crescimento e uma decepcionante inflação, além de pouco progresso na redução de desequilíbrios. “A projeção de crescimento é baseada na demanda doméstica robusta, com apoio de um mercado de trabalho restrito, uma recuperação global e contínua acomodação monetária. A inflação, no entanto, está projetada para alcançar o objetivo do Banco Central Europeu gradualmente, refletindo uma inflação moderada”, diz o texto.

Com isso, a Instituição recomenda reformas estruturais. “Reformas nos mercados de produtos e de trabalho são críticos para fechar as lacunas de produtividade e competitividade entre os países da zona do euro. Tais reformas beneficiariam os países com menores níveis de produtividade”, aponta.

O relatório conclui que é necessário que a nova Comissão Europeia deva pressionar para desenvolver uma União de Mercado de Capitais, além de criar instrumentos adicionais de estabilização macroeconômica.

“Fortalecer a arquitetura e direcionar desafios comuns precisam de cooperação criativa. E dados os iminentes riscos na zona do euro, governos devem fazer mais para reduzir os desequilíbrios e aumentar a resiliência econômica no nível nacional”, conclui.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com